destaque-home, Todas

28 DE JUNHO – DIA INTERNACIONAL DO ORGULHO LGBTQIA+: PELA DEFESA DA DIVERSIDADE E CONTRA A DISCRIMIINAÇÃO

Neste 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+  (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Pessoas Intersexo), ou simplesmente Dia do Orgulho Gay, o Sepe conclama os profissionais de educação a celebrarem a luta pela defesa da diversidade e contra a discriminação de cunho homofóbico. Esta data tem o principal objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero sexual.

 

O Sepe ao longo da sua trajetória tem defendido uma educação pública, gratuita,  de qualidade  e referenciada no direitos humanos. Nosso Sindicato tem muito o orgulho de lutar contra todas as opressões e reafirma a urgência de combater a LGBTFOBIA no ambiente escolar.

 

Reafirmamos a função social da escola no combate as violações de direitos das minorias sociais e para a promoção de uma cultura de respeito as diversidades sexuais.


Origem do Dia do Orgulho Gay

 

O Dia do Orgulho LGBT foi criado e é celebrado em 28 de junho em homenagem a um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade gay pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn.

Em 1969, esta data marcou a revolta da comunidade LBGT contra uma série de invasões da polícia de Nova Iorque aos bares que eram frequentados por homossexuais, que eram presos e sofriam represálias por parte das autoridades.

A partir deste acontecimento foram organizados vários protestos em favor dos direitos dos homossexuais por várias cidades norte-americanas.

A 1ª Parada do Orgulho Gay foi organizada no ano seguinte (1970), para lembrar e fortalecer o movimento de luta contra o preconceito.

A Revolta de Stonewall Inn é tida como o marco da luta por igualdade civil dos homossexuais no século XX.

Author


Avatar