destaque-home

ADIADA AUDIÊNCIA DO SEPE COM A SECRETARIA ESTADUAL DE FAZENDA

A direção do Sepe foi informada pela Secretaria de Estado de Fazenda RJ de que a audiência com o secretário de estado de Fazenda, Guilherme Mercês, marcada para esta quarta-feira (05), foi adiada. A SEFAZ informou que aguardará o processo de mudanças no governo que está ocorrendo desde a efetivação do governador Claudio Castro no cargo para remarcar a reunião com o Sepe; da nossa parte, continuaremos a cobrar que esta reunião seja feita o mais breve possível.
Na pauta do encontro estava incluída a questão salarial dos profissionais da educação da rede estadual RJ, que desde 2014 não têm reajuste salarial. O sindicato irá apresentar à SEFAZ o estudo feito pelo Dieese que demonstra que, em 31 de março de 2021, os salários da categoria mantêm apenas 69,47% do poder aquisitivo de 1º de julho de 2014, segundo o INPC-IBGE. Com isso, as perdas salariais da categoria ultrapassam 30%.
Ainda segundo o Dieese, para que os salários em 1º de abril de 2021 retornassem ao mesmo poder de compra de 1º de julho de 2014, o reajuste necessário sobre os salários de janeiro de 2020 seria de 43,96% pelo INPC-IBGE e de 43,36% de acordo com o IPCA-IBGE.
Além da discussão sobre aumento/reajuste salarial, também serão tratados assuntos como plano de carreira, 1/3 de planejamento e demais reivindicações que foram pautadas na assembleia da rede estadual que discutiu a campanha salarial.
Leia o estudo do Dieese aqui.
Leia o estudo entre a defasagem dos salários da rede estadual e o piso nacional do magistério.

Author


Avatar